Para muitos, os blogs estão revolucionando definitivamente as relações pessoais, assim como os negócios, a política, a carreira e até mesmo a cultura. Transformados em fenômeno nos Estados Unidos, os chamados “diários da internet” ainda são pouco utilizados por empresas brasileiras em suas estratégias de comunicação e marketing.
Este foi o resultado principal de pesquisa desenvolvida por iniciativa da firma Rapp Collins, coordenada por Ricardo Pomeranz. Ao todo, foram ouvidos representantes de 1008 empresas, entre agosto e setembro de 2006. Conforme o estudo, 0,54% das empresas possuem blogs próprios e apenas 2,62% capturam dados dos clientes nos blogs externos à empresa e nas redes sociais de relacionamento.
Segundo o responsável pela pesquisa números tão pequenos mostram que as empresas estão deixando de ganhar dinheiro. “Estamos vivendo o momento do surgimento de um novo consumidor, que está em todos os lugares, ao mesmo tempo. As empresas devem se valer das inúmeras maneiras e ferramentas de se interagir com os consumidores e o blog é uma delas”, diz Pomeranz, sócio-presidente da Rapp Collins Brasil.
Ainda conforme o levantamento, apenas 5,55% das empresas que desenvolvem ações de relacionamento com seus clientes fazem campanhas utilizando as redes sociais de relacionamento.
A pesquisa apontou ainda que, dentre as empresas que mantêm blogs, 20% contrataram um funcionário exclusivamente para desenvolver esta ferramenta; 20% contrataram uma pessoa ou empresa externa para responder em seu nome; e 44% utilizam a participação dos próprios funcionários.
Além disso, o estudo apontou que 8% das companhias pesquisadas permitem que pessoas de fora alimentem o blog sem restrições e ainda 8% oferecem incentivos não financeiros para pessoas/empresas externas.
“Apesar de 70 mil novos blogs serem criados em média por dia no mundo, esta ferramenta é ainda uma novidade para as empresas, que estão acostumadas com os processos convencionais de comunicação", diz o executivo. Para ele, um empecilho pode ser a preocupação com a segurança.
"As companhias querem saber como se dará o controle das informações postadas no blog e garantir que a mensagem seja passada ao público com o conteúdo e forma desejados”, completa.
Fonte: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas07/200320078.htm
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